sexta-feira, 28 de agosto de 2015

UNA - SUS

Vocês conhecem a Universidade Aberta do SUS (Sistema Único de Saúde)? 
Resumidamente, ele foi criando em 2010 para capacitar os profissionais de saúde que atuam no SUS através de um sistema composto por três elementos, 36 instituições de ensino superior, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde e a Plataforma Sérgio Arouca. Tem como objetivo principal a educação permanente, visando à resolução dos problemas do dia a dia. 
Os cursos são inteiramente grátis e com a modalidade de educação a distância. 

Por quê eu estou falando do UNA-SUS se sou apenas uma estudante de Saúde?
Então, apesar de terem criado o curso voltado para os profissionais de saúde, esses cinco anos que passaram acabaram surgindo novos cursos e o melhor, podendo ser acessado também por estudantes e por qualquer um que queira participar. Genial! Eu descobri através de um amiga, pois estava procurando cursos online para completar minha carga horária complementar. Foi então que eu fiz o curso Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, oferecido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), eu me apaixonei. Aprendi muito, li muito artigos incríveis, e vídeos muito bem elaborados tratando de assuntos importantíssimos para qualquer pessoa. Você se depara com realidades que precisam ser discutidas e o curso trás todos os métodos para que se possa ampliar e melhorar a saúde de cada campo que ele trabalha. E a carga horária foi de 45h. Eu mandei um e-mail que foi respondido no mesmo dia com muita simpatia tirando todas minhas dúvidas, recomendo. Ah, a forma de avaliação era durante os módulos e as respostas eram corrigidas na hora, e no final recebi meu certificado por e-mail. 
Hoje eu estou fazendo o curso Politica de Saúde LGBT ou Politica Nacional de Súde Integral LGBT, oferecido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ainda estou na metade do curso, mas eu estou amando. Os artigos que li até agora e os documentários que assisti, apenas no primeiro módulo do curso, me trouxe informações importantíssimas e ampliou muito meu campo de visão. Esse curso também é liberado para qualquer pessoa que esteja interessada em fazer e também tem carga horária de 45h. A forma de avaliação desse curso é um pouco diferente do outro, esse tem os módulos apenas teóricos e ao final dos três você responde um questionário e totalizando 70% de acerto você recebe seu certificado. 

Enfim, achei que seria interessante compartilhar isso com vocês. Foi breve, mas vocês podem estar acessando o site UNA-SUS que lá tem tudo explicadinho e a lista de cursos ofertados, juntamente com o público alvo e a carga horária. O próximo da minha lista é sobre a Saúde da População Negra e eu já estou ansiosa para começar. 

EU ACREDITO NO SUS! 

Att, 
Maria Carolina 



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

Meu Diário de Faculdade Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon