sábado, 6 de junho de 2015

GREVE GERAL EM TODA FEDERAL!

Olá pessoal, não sei se ainda estão lendo meu blog, embora o número de visualizações cresça a cada dia. Tudo bem com vocês?

No dia 28 de Maio houve uma assembleia geral dos professores da UFBA (Universidade Federal da Bahia) para decidir se entraria ou não em greve. Eu estava lá desde o inicio, e foi um verdadeiro caos. O auditório que escolheram era muito pequeno e tinham muitos professores e estudantes querendo entrar e participar da assembléia. Começou a ficar muito apertado, quente e então os professores começaram a reclamar e dizer que não estava funcionando daquela maneira. E aí a pior parte aconteceu, estavam tentando tirar os alunos de dentro do auditório, sem força física, apenas pedindo para sair e dar lugar aos professores, mas não saímos. Tínhamos o direito de estar ali, a greve nos afeta e a luta também é nossa. Pregamos nossos pés e ali ficamos. Até que decidiram colocar a assembleia para fora do auditório. A assembleia foi quente, era professor contra professor, sindicato contra professor, professor contra sindicato. Fala aqui, fala de lá. Até que chegou o momento da votação, que foi por contraste. Cada professor recebia um cartão amarelo assim que chegava. E com mais de 200 votos a favor e mais de 80 votos contras (sem números exatos, porque não lembro) os professores declaram greve geral dos professores. 
Já no dia 1 de Junho houveram as assembleias dos estudantes de cada curso, então cada CA (Centro Acadêmico) e DA (Diretório Acadêmico) convocou suas assembleias e suas votações, discussões de pautas e tudo mais. No dia 2 de Junho houve uma assembleia geral dos estudantes que o DCE (Diretório Central dos Estudantes) com a atual gestão Mandacaru, convocou. E mais uma vez foi quente. Apesar de alguns cursos de engenharia não estarem lá, até a hora que eu fiquei apenas o de Engenharia Ambiental tinha se posicionado, havia uma grande massa de estudantes de diversos cursos da faculdade, algumas mobilizações históricas como a de Direito e de Medicina. Diversos representantes tiveram direito a 3min de fala e colocaram suas pautas discutidas no dia anterior e a decisão tomada. Como previsto, a maioria dos cursos estavam a favor da greve. Precisávamos de no minimo 1500 assinaturas para entregar a reitoria e tornar nossa greve legitima, e assim conseguimos.
Foi um assembleia histórica. A quantidade de estudantes presentes e que se disponibilizaram a estar lá, sentados no chão no meio da praça das artes da UFBA em Ondina foi realmente emocionante. Não pude ficar até o final, mas fiquei até pouco tempo antes de acabar e logo depois recebi a noticia de que os estudantes deflagraram greve geral dos estudantes.

A pauta mais discutida foi realmente esse corte de verba de 9 bilhões que infelizmente houve em nossa educação. E a partir disso diversas problemáticas que já aconteciam e que se agravaram e outras que surgiram a partir desse corte. Existem muitos alunos que ainda são contra a greve e professores também. Mas é uma questão de olhar para o próximo e entender que precisamos dessa luta e que não podemos fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo. Está faltando ficha no R.U. os alunos não estão recebendo bolsas, houve cortes de monitoria e PIBIC. Alunos não estão conseguindo moradia. Buzufba cada vez mais lotado e cada vez mais impossível de ser utilizado. A insegurança dos alunos dentro do campos. Não podemos nos calar perante a isso. 
Dança luta por falta da vigilância sanitária tendo inúmeros casos de Dengue, Zica e Chikungunya.
São Lazaro sofreu com falta de água de 15 dias, sem contar a demora dos Buzufbas e ainda a insegurança, principalmente daqueles que tem aulas ate 19h. 
Reforçar cada vez mais o pedido de RU (Restaurante Universitário, também conhecido como Bandejão em outros estados) em todos os Campus! 
Existem prédios inacabados, bibliotecas praticamente prontas mas não são abertas. 
Estudantes e professores contra a PL da terceirização (Projeto de Lei 4330/2004. Projeto de Lei da Câmara (PCL) 30/2015, você pesquisando por esses termos poderá entender melhor do que se trata.) 
Atenção aos hospitais universitários. 
Atenção aos prédios que estão jogados as traças. 
Enfim, são diversas e diversas pautas que caso seja interesse do leitor posso explanar mais. 



Uma ressalva muito importante: Que não seja uma greve para você ficar dormindo em casa, uma greve para você se aliviar dos deveres como estudante. Mas que seja uma greve para você se sensibilizar pelas lutas, que seja uma greve pra você participar das mobilizações, das discussões. Que seja uma greve para trazer mudanças, e a mudança a gente só pode conseguir UNIDOS. Porque a massa faz a luta, a massa! 









Pagina do face onde pode acompanhar a situação da greve da UFBA, fique atento a ela. Serão postadas as próximas assembleias e mobilizações.











Assembleia geral dos estudantes 






Assembleia geral dos professores 

ps: Um "ps" que fala sobre a quantidade de pessoas. A assembleia dos professores não era segredo pra ninguém, havia diversos cartazes espalhados nos campus comunicando sobre ela, Alunos e professores cancelaram ou deixaram de ir a suas aulas, cancelaram compromissos para estarem ali discutindo sobre o futuro da nossa educação. Se você acha que havia poucos professores, vá perguntar para seu professor por que ele não estava lá. (Havia um estudante do meu lado que eu nem imagino nome ou de que curso é e etc, e ele estava dizendo que era um absurdo aquela assembleia, que 300 professores não podiam decidir por todos e que a maioria era contra a greve. Na minha opinião se você é contra greve bastava chegar lá e votar não, e se realmente fosse a maioria, a maioria teria ganhado, pois bem, se não participou não podemos fazer nada, a assembléia e nem a greve deixa de ser legitima por esse fato. Ele também se atreveu a dizer, quando estava havendo os votos a favor, que tinha estudantes com as cartas amarelas na mão (?), ninguém precisou falar nada, porque quando começaram a votar contra a greve e ele não disse nenhuma frase deslegitimando os votos, uma professora chegou pra ele e perguntou , por que não tinha estudantes votando naquele momento. Isso bastou para cala-lo.
A dos estudantes a mesma coisa, os cursos fizeram suas assembleias no dia anterior e houve uma boa comunicação sobre a organização da assembleia geral. Então mais uma vez, quem não estava lá é porque não queria estar. Eufaltei aula para poder participar, porque compreendo que é de suma importância a presença de todos. 
Enfim foi apenas um desabafo para certos comentários. 


Carol magalhães

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

Meu Diário de Faculdade Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon