sábado, 27 de julho de 2013

Dica do dia... Redação!!



Olá pessoal, tudo certo? Bom, hoje a dica será sobre redação, ponto primordial no vestibular!!
Eu sempre gostei de escrever, escrevo vários textos, para mim, mas escrevo, e desde o primeiro ano eu tive um professor maravilhoso de redação, o qual com certeza fez eu evoluir muito na escrita, em conjunto da minha professora de português, que era ótima também... Pois bem, as dicas de redação são simples, e acho que a maioria já sabe o que é, ou pelo menos já ouviu sobre.

Primeira dica: LER!
Pessoal, ler livros, textos acadêmicos e até mesmo outras redações é fundamental. A leitura ajuda em vários aspectos, como a formação correta de coerência e coesão, processos importantíssimos para feitura do texto. Outro ponto que a leitura proporciona é conhecer as palavras, sua escrita e a forma de utilização, ah e também, conhecer novas palavras e significados, muito importante. 

Segunda dica: Estrutura.
Sabemos que o modelo de redação usada nos vestibulares é o dissertativo, então atenção maior a ele e a sua estrutura. 

1. Introdução 
Na introdução é bom falar da maneira geral que o Brasil se encontra, dizem que é bom colocar uma frase, ou já da ideia de qual é o tema. Meu professor me ensinou que não precisa ser bem assim, que só falar do Brasil já está de bom tamanho. 3 a 5 linhas.
2 e 3. Desenvolvimento. 
O desenvolvimento será divido em duas partes. Na primeira é importante já dar uma introdução no tema, e começar a apontar o problema. É bom apontar os pontos negativos e positivos. 
No segundo desenvolvimento é importante citar as consequências desse problema e quem são os culpados. Mas é na hora desses dois desenvolvimentos que vão entrar os argumentos, e aí que você deve estar bem informado e saber do que está falando. 6 a 8 linhas, cada uma das partes.
4. Conclusão
Na conclusão você vai finalizar o que está sendo tratado no texto e apresentar uma solução. 3 a 5 linhas. 

ATENÇÃO: A redação é escrita em terceira pessoa! Mas é você que vai criticar e argumentar, então cuidado, tenta ser sutil e atento nas palavras. 

Mostrei as regras bem resumidas, mas é importante dar uma pesquisada, guia do estudante é um ótimo site, recomendo. 

Terceira dica: Informação.
É importante estar ligados nos jornais televisivos e impressos, nos sites de notícias e nos temas que estão sendo tratado, focando no ENEM, a redação é sempre sobre alguma coisa da atualidade. Dica: Revista Redação do Guia do Estudante e Atualidades do Guia do Estudante. 

Quarta dica: Improviso.
Galera, é ótimo vocês terem aquelas "frases de bolso", que no momento que "não sabe", "deu branco" ela ajudará muito. No meu ensino médio eu ganhei uma apostila só com frases de bolso, e foi o que me ajudou na redação do ENEM 2012, pois nem imaginava do que se tratava o tema, rs. Mas lembrem-se, as frases de bolso não são para serem copiadas, e sim dar uma luz no que escrever. Criatividade conta muito. 

Enfim, e como foi pedido, vou colocar aqui minha redação do ENEM 2012. Eu digo que não foi umas das melhores redações que eu fiz, mas eu tirei uma boa nota, 840, e foi o que garantiu minha vaga na UFBA. 
Eu não sabia NADA do tema, nunca nem tinha ouvido falar, Então eu fui fazendo e foi fluindo. Eu tenho uma mania, escrever muito, então eu faço TODA a redação primeiro, sem pausas, e depois eu leio novamente e vou modificando algumas coisas, palavras e vou diminuindo. E ah, quando eu peguei o caderno a primeira coisa que fiz foi a redação e já passei a limpo, porque lembre-se, se você deixar de fazer alguma questão, tem como chutar, mas a redação não, acabou o tempo tem que entregar da maneira que está, então para evitar isso, é melhor fazer assim.

A proposta da redação foi O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI. 

Pessoal, ele citou os imigrantes do Haiti no Acre, mas entenda, o tema é aquele lá em cima e você deve pensar nele e seus leques de abordagens. 

Minha redação...


   Atualmente, o Brasil se encontra em 6º lugar na economia mundial, e apesar de ainda conter muitos problemas, ele vem crescendo cada vez mais e se destacando em diversos setores, esse fato o faz se tornar mais atrativo, tanto no setor turístico quando na procura de qualidade de vida. 
   Fatores que comprovaram essa teoria podem ser muito bem exemplificados quando vemos a quantidade de coreanos que trabalham no centro de São Paulo; dos norte americanos que trabalham nos polos petroquímicos e, a grande quantidade que migram por falta de qualidade de vida em seus países, muitas vezes por causa de guerras, da procura de saúde pública , educação e muito mais.
   Um dos quesitos de migração que ajudam na escolha pelo Brasil é a burocracia não ser tão rigorosa, as oportunidades e a recepção "calorosa" dos brasileiros, pois por serem uma grande mistura de costumes e ideias, os brasileiros costumam não descriminar os estrangeiros, e é o que faz os mesmos se estabelecerem.
   Apesar do território nacional ser extenso, muitas vezes esses imigrantes se instalam nas cidades grandes, as quais já estão super lotadas e acabam se direcionando para as periferias, onde encontram uma realidade diferente daquela imaginada. Toda via, o governo não se opõe a essas problemáticas, assim como tantas outras; nós podemos fazer cálculos lógicos que esse fato irá se tornar um problema ainda maior em 2014, na copa do mundo que acontecerá aqui no Brasil, pois se não houver um controle de fronteiras, o Brasil irá crescer em população mais do que imagina. 
   Contudo, seria interessante o governo rever seus conceitos sobre fronteiras, não proibir a entrada, mas entrar com o processos de vistos, o que pode levar a uma organização significante, mas é de extrema importância a conscientização da população e a participação nesse processo, pois a população poderá entender, opinar, cobrar e exercer seu papel de cidadão político.


Então galera, essa foi minha redação, pode ser que na hora que estava passando a limpo eu tenha mudado alguma coisa, mas não lembro... Minha redação teve exatamente as 30 linhas e tive que fazer com a letra bem pequena para dar tudo. E ah, foi bem simples a linguagem, pois meu professor de redação, como corretor de redação do ENEM, nos deu algumas dicas. Disse que os corretores não estão atrás de palavras e frases bonitas, e sim objetidade e clareza naquilo que quer falar. Mas talvez, esse ano isso mude, pois a correção será mais rigorosa pelo fato de mais faculdades federais ter adotado o SISU.

Enfim, deixem a opinião de vocês ou até suas redações, para eu ler e talvez dar dicas e aprender também!!! 

xoxo Carol Magalhães.




10 comentários:

Anônimo disse...

Carol, uma dúvida que eu sempre tive é a seguinte: Se eu passar no ENEM esse ano , eu tenho que ingessar na faculdade ano que vem ja ?

Carol Magalhães on 3 de agosto de 2013 às 14:34 disse...

Olha se for pelo sisu, você tem a oportunidade de colocar a mesma opção (se ela estiver) no meio do ano, no segundo sisu. Agora nas particulares pode dar até para enrolar, mas não sei ao certo, mas públicas eu acho que tem que se matricular sim. Acho que caso tiver atestado sobre alguma coisa ou se não puder ir você tem que mandar um procuração a outra pessoa para ir no lugar.

Anônimo disse...

Gostei das dicas, sempre fiz um parágrafo de desenvolvimento por medo de estender demais e não sobrar espaço pra conclusão. Ah e sobre a dúvida de cima, nas universidades públicas você tem de fazer a matricula no prazo correto e só pode trancar depois de cursar o primeiro semestre. Para trancar antes de cursar o primeiro você tem de se matricular e levar um atestado e um bom atestado para te liberar do semestre inteiro.

;) Miquéias

Anônimo disse...

Mais e se eu não souber ainda que faculdade fazer ?

Carol Magalhães on 4 de agosto de 2013 às 17:00 disse...

Obrigada Mequéias! Estarei sempre dando as dicas que estarão ao meu alcance. Com esse esquema de linhas você vai conseguir fazer tudo certinho! Beijão!

Carol Magalhães on 4 de agosto de 2013 às 17:04 disse...

Olha Anônimo, rs. Para isso existem bons testes na internet. Retorno a dizer que o Guia do Estudante é ótimo, eles falam sobre os cursos, áreas de trabalhos e tudo mais. Primeiro veja a área que você se identifica, exatas, saúde, humanidades ou artes, e depois pesquise os cursos disponibilizados nessa área, veja o que mais gosta, pesquise mais sobre ele, faça as perguntas? Como eu me sentiria exercendo essa profissão? Ficaria feliz? Me daria estabilidade financeiramente? E mais... Depois vou fazer um post sobre isso. Beijão! Qualquer dúvida, só perguntar!!

Anônimo disse...

Assim compensa porque se por acaso eu passar no ENEM (o que eu acho muito difícil mais tudo bem), essa nota tipo fica nula ? Ou eu vou fazendo pra pegar conhecimento mesmo.... Eu sei que é chato ficar perguntando mais é que você passou né .... Ai tem experiência rsrsrrs

Carol Magalhães on 4 de agosto de 2013 às 19:36 disse...

Nao sei se entendi muito bem sua pergunta. Pois bem... Fazer o ENEM para treinar é ótimo, e outros vestibulares também. Voce saber como é aplicada a prova, a relaçao de tempo com as questoes e tudo mais. Treinamento nunca é demais! Agora essa coisa da nota ficar nula, é relativo. Eu fiz o enem ano passado, mas coloquei no sisu esse ano e fui chamada na lista de espera para enfermagem na UFRB (mas nao me interessei por ser longe). Agora se a faculdade for pelo ENEM somente, e nao SISU, que foi o caso da UFBA ano passado, voce tem que se matricular na data, caso contrário voce perde a vaga (mas esse ano a UFBA ja vai ser SISU) voce é daqui mesmo da Bahia? Fica mais fácil responder sabendo as faculdades que pretente cursar.... Beijao!!

Anônimo disse...

Porque na verdade eu queria cursar moda, sempre sonhei com isso, mais sou muito indecisa, e moda por aqui não compensa(sou da Bahia, sim , Camaçari),pra isso teria que viajar pra fora e eu não tenho recursos financeiros pra isso..... e passar anos da minha vida me dedicando a uma coisa, que não é o que eu quero, é uma falta de respeito comigo mesmo entende ?

Carol Magalhães on 6 de agosto de 2013 às 20:16 disse...

Olha. Para voce uma boa pedida seria o BI de artes. Voce pega as materias relcionadas a isso e ve se é o que quer. E voce pega outras materias para ver se se identifica. O Bacharelado Interdisciplinar surgiu para este tipo de dúvida.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

Meu Diário de Faculdade Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon