domingo, 13 de janeiro de 2013

Como funciona o Bacharelado Interdisciplinar...

Oi galera, tudo bom? Estou aqui para explicar o que é e como funciona o bacharelado interdisciplinar nas universidades Federais. 

Pois bem, o bacharelado interdisciplinar foi criado com intuito de ajudar as pessoas que estavam indecisas perante uma decisão importante na vida. Que carreira seguir. Este curso dura em média 3 anos e não é considerado um curso profissionalizante completo (como Direito, Nutrição, etc...). É divido nas áreas de Saúde, Humanidades, Ciências e Tecnologia ou Artes. É composto por 30 disciplinas, 8 obrigatórias e 22 optativas. 

Dentro desse quadro, existem alunos (como eu) que optam fazer o bacharelado para ser uma forma mais fácil (só em teoria) e menos concorrida (só em teoria) de chegar ao curso desejado. Por quê? Porque dentro da faculdade funciona dessa maneira, você faz os 3 anos do bacharelado, de preferência muito bem, pois você é o seu score dentro da federal, e então no final você escolhe 3 cursos e coloca a na ordem de preferencia, e se seu score (nota global obtida do BI) for bom e maior do que das outras pessoas que se inscreveram, você passa. As minhas escolhas por enquanto são: Medicina, Enfermagem e alguma que ainda não decidi. Se existir o número de vagas equivalente ao número de escritos você já está automaticamente dentro do curso.

Existem cursos que você tem que fazer um tipo de teste antes, como a dança, teatro, artes e música. 
-------------------------------------------------------------------------------------
Entrevista com a estudante Milena de Sá: "Quando entrei, pensava na possibilidade de transitar para medicina, mas ainda não tinha certeza se era o curso que eu queria. O BI foi uma forma de conhecer outras áreas do conhecimento e definir que eu queria mesmo seguir a área de saúde."
-------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta que não quer calar... Mas depois que você entra no curso escolhido ou conquistado, você tem que cursar ele completo, mais 5 ou 6 anos? 
Não, como você tem matérias obrigatórias e optativas, você as elimina assim que entra no curso desejado e continua seguido e fazendo as matérias que ainda faltam para terminar  a faculdade. 
-------------------------------------------------------------------------------------
Dica: Se você quer um curso muito concorrido e optou fazer o bacharelado, então se dedique de verdade, estude muito e fique sempre com as médias mais altas. Se tem um sonho, corra atrás e faça sua parte para realiza-lo.
-------------------------------------------------------------------------------------

Se quiserem saber mais explicadinho e saber o número de vagas e tudo mais entrem nesse seguinte edital: http://www.vestibular.ufba.br/docs/vest2012/editalegressosbi2012.pdf

xoxo, Carol Magalhães. 


3 comentários:

Unknown on 21 de agosto de 2014 às 06:28 disse...

E se caso a pessoa não tiver uma nota boa,e não passar, terá outra chance ?

Unknown on 20 de janeiro de 2015 às 12:16 disse...

Também tenho essa dúvida

Rafaela Pimenta on 8 de junho de 2016 às 08:44 disse...

Muiiiito obrigada me ajudou muito, eu entrei neste semestre(2016.1), mas as aulas só vão começar 4 de julho para os calouros, no BI na Ufba e tava com muitas dúvidas.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

Meu Diário de Faculdade Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon